O simbolismo
-------------------------------------------------
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIANGULO MINEIRO
Síntese do texto: Sobre o poder simbólico, de Pierre Bourdieu
Curso: Licenciatura em Ciências Sociais
5º Período
Alunos: Valéria de Oliveira Goulart
Professor: Pedro
Bourdieu vem nos mostrar o que realmente é o poder simbólico, que é um poder invisível o qual só pode ser exercido com a cumplicidade daqueles que não querem saber que lhe estão sujeitos ou mesmo que exercem.
O simbolismo está em toda e qualquer lugar, esta na arte, religião, língua, cultura.
Kant vai nos dizer que este simbolismo é uma construção do mundo dos objetos como forma simbólica. Já Panofsky tratará como uma forma histórica. Durkheim segue a tradição Kantiana, pois esta em uma resposta positiva e empírica ao problema do conhecimento.
O poder simbólico é um processo de estruturação, assim é a analise estrutural, é constituída de um instrumento metodológico que permite analisar a ambição neo-kantiana, está analise tem em vista isolar a estrutura imanente a cada produção simbólica.
As produções simbólicas como instrumento de dominação, podem ver isso na política, pois tudo está voltado para a política, somos alimentados ideologicamente, somos feitos de classes sociais, somos seres políticos. Marx privilegia as funções políticas dos sistemas simbólicos. O Estado usa de sua legitima força e violência para por ordem num governo, ele está presente em nossas vidas constantemente.
O simbolismo em nosso contexto social, se este simbolismo é produzido por uma classe dominante que dita suas ideologias para legitimar seu poder de forma a não ser percebida como tal e que na grande maioria das vezes não o é, pois a ideologia e operatória e não temática: operatória por não suceder anteriormente a nós, temática porque é a partir dela que pensamos mais do que, podemos pensar sobre ela. Então