O simbolismo
SIMBOLISMO: Em Portugal e no Brasil
CENTRO EDUCACIONAL OLIMPUS
DISCIPLINA: LITERATURA
PROFESSORA: SANDRA REGINA
ALUNOS: NICOLLE, JACKELINE, DIOGO, SAMISOM E GLAYDSOM
Por meio deste trabalho pretendemos acima de tudo adquirir um conhecimento mais profundo a respeito do simbolismo, seus principais autores entre outros. Além de obter pontuação bimestral.
O Simbolismo foi uma escola literária do fim do século XIX, surgida na França como reação ao Realismo e, sobretudo, ao Parnasianismo. Essa escola caracterizou-se por apresentar uma visão subjetiva, simbólica e espiritual do mundo.
O Simbolismo na Europa
O Simbolismo representou, na Europa, a estética literária do final do século XIX, que foi contra as propostas do Realismo, que valorizava o material e o objetivo. O Simbolismo é oposição vigorosa ao triunfo de coisa e de fatos sobre o sujeito.
Principais características:
Ênfase em temas místicos, imaginários e subjetivos;
Caráter individualista;
Desconsideração das questões sociais abordadas pelo Realismo e Naturalismo;
Estética marcada pela musicalidade (a poesia aproxima-se da música);
Produção de obras de arte baseadas na intuição, descartando a lógica e a razão;
Utilização de recursos literários como, por exemplo, a aliteração.
* Misticismo e Espiritualismo: A fuga da realidade leva o poeta simbolista ao mundo espiritual. É uma viagem ao mundo invisível e impalpável do ser humano.
* Musicalidade: Para valorizar os aspectos sonoros das palavras, os poetas não se contentam apenas com a rima. Lançam mão de outros recursos fonéticos tais como: *Falta de clareza: Os poetas achavam que era mais importante sugerir elementos da realidade, sem delineá-los totalmente. A palavra é empregada para ter valor sonoro, não importando muito o significado. *Subjetivismo: A valorização do “eu” e da “irrealidade”, negada pelos parnasianos, volta