O SIMBOLISMO LINGU STICO
Introdução
• Neste trabalho iremos falar sobre o símbolo
linguístico que trata sobre todas as manifestações da linguagem humana, tendo a língua como objeto de estudo da linguística.
O SIMBOLISMO LINGUISTICO
• Apesar da importância linguística do símbolo, os
especialistas na área nem sempre estão de acordo quando se dispõem a esclarecer-lhe os fundamentos, os significados e as funções.
PRIMEIRA NOÇÃO DO SIGNO
Convencionalismo do Signo
Para que uma língua cumpra seus fins, ha necessidade que os membros de uma comunidade, que compartilham as mesmas experiências coletivas.
Exemplo:
Ao falar ou ouvir a palavra “casa” /kaza compreendemos que esta sequencia de sons referese a um significado “espaço construído pelo homem para servir de moradia” diferente de qualquer outro significado transforma-se em signo linguístico.
Arbitrário
Para confirmar a arbitrariedade do signo linguístico, vejamos alguns signos colocados na porta de alguns banheiros para indicar se o banheiro é masculino ou feminino. Fica o questionamento: Você saberia em qual banheiro entrar?
SIGNOS NATURAIS: OS INDICES
Os símbolos que são produzidos sem a intervenção do homem.
Ex: Uma folha que cai da arvore, sinal da arvore (chegada do outono). SIGNOS ARTIFICIAIS
É qualquer unidade que apresenta um sentido. O signo é o elemento portador de significação que remete a algo diferente de si mesmo.
História em quadrinhos
Imagem de santos
SIGNOS NÃO LINGUISTICOS: O SIMBOLO
No dia a dia, usamos diversos símbolos para representar ideias: a pomba é o símbolo da paz, o coração simboliza o amor, o leão é associado à ideia de coragem.
Ex: Vejamos o caso da POMBA. Não há, na imagem do animal, uma justificativa para que ela seja o símbolo da paz. Porém, nos textos bíblicos, há diferentes alusões a ela como representante da paz de Deus.
SIGNOS LINGUÍSTICOS
É o elemento que remete a algo diferente de si mesmo. “semáforo” é uma palavra que remete a um sistema de sinais formado por