O ServiÇO o Social na habitaÇÃO
23:50 Habitação No comments A atuação do Assistente social na habitação, começa com a divulgação ampla do projetos sociais na localidade onde são desenvolvidos.
Caso não tenha program habitacional no municipio de atuação, é atribuição do Assistente Social, propor o projeto ao Gestor Municipal.
Uma vez tendo o projeto, o assistente social deve divulgá-lo, por meio de todos os meios de comunicação disponiveis, em seguida proceder o cadastro das pessoas de acordo com as condicionalidades do programa.
Depois de feitos os cadastros, deve avaliar e selecionar aquelas familias que cumpram as condições do projeto.
Modo continuo, realizar reuniões periódicas com os utentes contemplados. Recolher documentação, investigar a veracidade das condicionalidades, esclarecer sobre a importancia da casa própria e que a mesma não pode ser vendida.
Por outro lado cabe ainda, o acompanhamento da construção das casas, junto ao Gestor Municipal, engenheiros e todos os envolvidos com a contrução, bem como consecionária de rede esgoto, agua e energia elétrica.
Após a construção e entrega das casas aos beneficiários, segue o acompanhamento para formação comunitária, diminuição da violência, frequência escolar, Limpeza, conservação do local e emancipação dos indivíduos envolvidos.
O trabalho social inserido nos Programas Habitacionais tem se constituído de importância fundamental para garantir o acesso de famílias de baixa renda à moradia, ao mesmo tempo em que fortalece a perspectiva de sustentabilidade de gênero, posta pela Política pública de Habitação.
Assim, a atuação do Assistente Social, na perspectiva de gênero, dada nos eixos de Mobilização e Organização Comunitária e Geração de Trabalho e Renda, nos Projetos de Habitação para o segmento de interesse social.
O Trabalho Técnico Social desenvolvido pelo Assistente Social, através de uma Política de Habitação do Estado, possibilita que uma parcela significativa da população brasileira tenha,