o ser vivo
O QUE É UM SER VIVO?
Reconhecendo um ser vivo
Organização celular
Com exceção dos vírus, todos os seres vivos são formados por células. De acordo com o tipo de célula, os seres vivos podem ser:
Procariontes - Possuem células procarióticas, isto é, com membrana celular, citoplasma, mas sem núcleo verdadeiro. Ex: bactérias, algas azuis ou cianofíceas.
Eucariontes - Possuem células eucarióticas, isto é, com membrana celular, citoplasma e núcleo. Ex: protistas, fungos, plantas e animais.
Além da característica de serem formados por células, existem outros aspectos que devem ser considerados. Os seres vivos, por exemplo, necessitam de alimento, passam por um ciclo de vida e são capazes de se reproduzir. Além disso, nascem, desenvolvem-se, reproduzem-se, envelhecem e morrem. Essas diferentes fases da vida de um ser constituem o seu ciclo de vida. Esse ciclo tem duração variável de um tipo de ser vivo para outro.
O ciclo de vida pode durar minutos ou centenas de anos. Algumas bactérias podem completar seu ciclo de vida em cerca de 5z minutos. Outros seres como as sequóias e alguns tipos de pinheiro, podem viver 4 mil anos ou mais. Todos os seres vivos têm capacidade de produzirem descendentes por meio da reprodução. O mecanismo de reprodução nos seres vivos é muito variado. Basicamente, tanto os seres unicelulares quanto os pluricelulares podem reproduzir-se de duas maneiras: assexuada e sexuadamente.
Na reprodução assexuada um único indivíduo origina outros, sem que haja troca de material genético através de células especiais para a reprodução. A reprodução sexuada ocorre quando há troca de material genético normalmente entre duas células sexuais chamadas gametas (espermatozoide e óvulo).
Homens, alfaces, formigas e borboletas são todos seres vivos. Embora apresentem muitas diferenças à primeira vista, todos apresentam certas características comuns, que fazem com que sejam reconhecidos como seres vivos.
1
250
TRABALHOS ESCOLARES