O samba
Apesar de existir em várias partes do país – especialmente nos Estados da Bahia,de Pernambuco,do Maranhão, de Minas Gerais e de São Paulo – sob a forma de diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do batuque, o samba como gênero musical é entendido como uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, onde esse formato de samba nasceu e se desenvolveu entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Foi no Rio de Janeiro, que a dança praticada pelos escravos libertos entrou em contato e incorporou outros gêneros musicais tocados na cidade, adquirindo um caráter totalmente singular, que se tornou a identidade do povo brasileiro e ganhou proporção mundial. Desta forma, ainda que existissem diversas formas regionais de samba em outras partes do país, o samba carioca urbano saiu da categoria local para ser alçado à condição de símbolo da identidade nacional brasileira. No mundo inteiro o nome “Brasil” remete imediatamente ao samba!
Desde a década de 1930, o samba cresceu, modificou-se, atualizou-se sem perder a sua essência, a sua raiz e , ao longo de todos estes anos, tornando-se patrimônio imaterial do Brasil.
A gravação da música “Pelo Telefone (1917) é considerada como um marco da história moderna e urbana do samba, já que “Pelo Telefone” é o primeiro samba a ser gravado no Brasil (segundo os registros da Biblioteca Nacional). Reivindicada por Donga (Ernesto Santo), com co-autoria atribuída a Mauro