O romantismo em verso e prosa(no brasil)
Romantismo em
Verso e Prosa
Turma: E
Identificação
Colégio Estadual Padre Luiz Soares Palmeira
Disciplina: Língua Portuguesa
Profª: Zenilda
Serie: 2º Ano Turma: E
Turno: Noturno
Alunos: Ñ te interessa
Introdução
Esse trabalho fala um pouco da historia do Romantismo no Brasil, as características da poesia e das prosas românticas, dos nossos principais poetas, romancistas e suas mais importantes obras literárias.
E como previa do conteúdo aqui redigido podemos citar uma estrofe do poema de Castro Alves que tem como nome O Navio Negreiro.
“São os filhos do deserto
Onde a terra esposa a luz.
Onde voa em campo aberto
A tribo dos homens nus...
São os guerreiro ousados,
Que com os tigres mosqueados
Combatem a solidão...
Homens simples, fortes, bravos...
Hoje míseros escravos
Sem ar, sem luz, sem razão...”
O romantismo no Brasil
O romantismo foi a escala literária do Brasil império e reflete de modo direto ou indireto, as expectativas, os projetos, as contradições e os conflitos que envolveram as elites brasileiras no processo de consolidação da independência e de construção de um novo pais. Isso também explica certas características marcantes que embora, influenciaram o Romantismo europeu, aqui ganharam feições especiais, como, por exemplo, o nacionalismo da primeira geração e o engajamento social e político da terceira geração. A data convencional do inicio do Romantismo é o ano de 1836. Dois acontecimentos desse ano justificaram a escolha: o lançamento da Niterói-Revesta brasiliense em Paris, por um grupo de intelectuais, liderados por Domingos José Gonçalves de Magalhães e a publicação do livro de poesias Suspiros poéticos e saudades, desse mesmo autor. O livro de poesia Suspiros poéticos e saudades, por sua vez, é a obra literária menor e fracassa na realização dos ideais poéticos proclamados pelo autor. Entretanto, além da grande