O que
4468 palavras
18 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADODISCIPLINA – GESTÃO AMBIENTAL
PROFo. - CHRISTIANO
[pic]
Meio Ambiente pode ser definido como “O conjunto de todos os fatores físicos, químicos, biológicos e sócio-econômicos que atuam sobre um indivíduo, uma população ou uma comunidade. O meio ambiente inclui a atmosfera, o meio aquático, o solo, os recursos naturais, a flora, a fauna, os seres humanos e as suas respectivas interações”.
- o conjunto de fatores físicos, climáticos ou qualquer outro que interligados, ou não, estão presentes e envolvem o local de trabalho da pessoa.
Proteção Ambiental
A conscientização e cidadania da sociedade, o conseqüente aumento de exigência desta frente a organizações públicas e privadas, a capacitação das organizações e de comunidades locais para o desenvolvimento sustentável, o trabalho frente ao poder público para criação de leis de proteção ambiental (e imposição das mesmas), estudos científicos que nos ajudam a vencer a falta de conhecimento sobre como e onde os remanescentes naturais podem ser protegidos, são algumas das atividades vitais de Proteção Ambiental.
O QUE É ECOLOGIA?
Ecologia é o estudo das relações entre os seres vivos e o ambiente onde vivem.
(Ecologia - do grego oikos, casa e logos ciência)
Assim, seu estudo permite reconhecer que existe um complexo mecanismo de reações recíprocas entre as populações de uma comunidade (BIOCENOSE) e o ambiente (BIÓTOPO), com um contínuo fluxo de matéria e energia entre eles.
Cada uma das diferentes regiões da Terra, onde distintas comunidades se integram com o meio, constitui um sistema ecológico: o ECOSSISTEMA. Este, continuamente, tem seus fatores bióticos ajustados às mudanças que ocorrem, o que determina uma tendência ao equilíbrio dinâmico (HOMEOSTASE).
|HOMEOSTASE |
|