O que é ética ?
Abordando problemas, origens e conceitos, o autor nos expõe a ética como costume mutável e retrata sua configuração histórica, social, política e religiosa; assim como a ciência por ela representada e a distinção de outros ramos, fazendo uso de questionamentos para que haja melhor entendimento.
Com explícita preocupação em citar idéias de grandes pensadores, como Sócrates e Kant, que se baseavam no processo de reflexão interior, vemos que a ética grega antiga reflete a um princípio de busca absoluta da boa conduta, procedente do contexto religioso. Há também, menção da ética platônica com seu Sumo Bem, da vida divina, da contemplação e da virtude como princípio da harmonia universal. E, Aristóteles, que priorizava os esforços analíticos e comparativos, insistindo na variedade dos seres e concluindo, portanto, que os bens (no sentido de ser mais de um) também variam.
A correlação entre ética e religião é apresentada usando como exemplo a religião grega, que tem seus deuses como personificações naturais e, a judaica, que tem seus deuses acima de tudo e todos.
Os ideais éticos são mostrados do ponto de vista dos gregos, dos estóicos, dos epicuristas e no cristianismo. Com o Renascimento e o Iluminismo, outros aspectos foram acentuados, como por exemplo, a liberdade pessoal.
Falar de ética significa falar de liberdade, o que nos leva a norma e a responsabilidade. Mas não há como falar de norma e responsabilidade se não partirmos da suposição de que o homem é ou pode ser, realmente livre. O lema máximo do tema, uma das grandes reformas que o país necessita, é o senso comum; e a justiça e as demais virtudes da ética devem ser universais.
Apesar de ser de uma forma sucinta, a obra oferece todos os mecanismos para uma leitura rica em conhecimento específico e de um modo geral, além de ser objetiva e fazer indicações para aprofundar nossos conhecimentos. Indicado para todos que sabem apreciar um livro de qualidade, mas em