O que é o Revalida
O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas (Revalida) é uma prova criada pelos ministérios da Educação e da Saúde para simplificar o processo de reconhecimento de diplomas de medicina emtidos por instituições de ensino estrangeiras. Para atuar como médico no Brasil, o estudante formado no exterior precisa fazer o reconhecimento do seu diploma para só depois solicitar ao conselho regional de medicina a autorização para trabalhar. A primeira edição do Revalida foi em 2010, como projeto piloto, e o exame tornou-se oficial a partir de 2011.
O programa Mais Médicos, anunciado nesta semana pelo governo brasileiro, prevê que profissionais estrangeiros possam atuar no país sem a revalidação do diploma, caso as vagas oferecidas a médicos brasileiros não sejam preenchidas. A medida emergencial e temporária vale principalmente para regiões em que há carência por profissionais, longe dos grandes centros urbanos. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que a vinda de médicos de fora do país sem a aprovação no Revalida evita que eles disputem mercado com os médicos brasileiros. Isso porque, a partir do momento em que o diploma é reconhecido no Brasil, o profissional pode tirar o seu registro médico e trabalhar pelo tempo que quiser em qualquer localidade do país.
Leia também:
Estrangeiros não vão tirar emprego de médicos brasileiros, diz ministro
Entidades médicas criticam Programa Mais Médicos
O Revalida ocorre em duas etapas. A primeira é uma prova escrita com questões de múltipla escolha e discursivas, de caráter eliminatório. Quem atingir a pontuação mínima passa para a segunda etapa, que é um exame prático. Para se inscrever na prova, os candidatos devem ser portadores de diploma médico expedido por instituições de ensino superior estrangeiras reconhecidas pelo Ministério da Educação do país de origem – ou órgão equivalente. Em 2010, primeiro ano da prova, 628 candidatos se inscreveram, 281 compareceram ao exame e só dois foram aprovados.