O que é o método científico
DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
PROFESSOR: DANIEL UHR
ALUNOS: CAROLINA FRANÇA OLIVEIRA
GUSTAVO OLIVEIRA
PHILLIP ANDREAS
YASMI BRACHT JUVER
O QUE É O MÉTODO CIENTÍFICO?
CAPÍTULO I
UMA VISÃO GERAL DA CIÊNCIA E DO MÉTODO CIENTÍFICO
Conhecimento Científico
Esta forma de conhecimento é obtida através de uma série de procedimentos seguidos pelos cientistas ao investigarem a natureza. Assim, o que melhor caracteriza o conhecimento científico não é o que ele estuda, mas como estuda.
A ciência poderia, pelo menos em princípio, estudar qualquer coisa: a estrutura do átomo, a origem do universo, a evolução da pata de cavalo, a estrutura do nosso cérebro, etc.
Assim, não é o objeto de estudo que importa, mas a forma/método pelo qual estudamos este objeto.
1. As características gerais do método científico
Um método pode ser definido como uma série de regras para tentar resolver um problema.
No caso do método científico essas regras são bem gerais. Assim, mesmo que não haja um método lógico para conceber novas ideias ou imaginar hipóteses, há um método para testar e selecionar as melhores hipóteses e teorias.
Uma das características básicas do método científico é a tentativa de resolver problemas por meio de hipóteses, que possam ser testadas através de observações ou experiências.
A hipótese contém previsões sobre o que deverá acontecer em determinadas condições.
Se o cientista fizer uma experiência e obtiver os resultados previstos pela hipótese, esta será aceita, pelo menos provisoriamente. Se os resultados forem contrários aos previstos, ela será considerada falsa e outra hipótese terá que ser buscada.
O médico como um cientista
Exemplo: Um paciente com dor de garganta, febre e dificuldade de engolir. O médico constata que há uma doença, mas ainda não sabe a causa: há um problema a ser resolvido.
Devido aos seus estudos ele imagina que o paciente esteja com infecção na garganta. Desse modo, ele formula