O que é o Ebola?
Introdução
Como o Ebola é uma doença ainda desconhecida, em diversos fatores, o Sistema Nacional de Saúde não o trata como uma epidemia de risco e considera mínimas as chances de o Ebola entrar no país. Não há quaisquer cuidados ou afirmações sobre o vírus ainda, portanto pouco se sabe sobre como ocorre o contágio.
Histórico da doença
O Ebola é um vírus da família dos filovirus, uma geração de supervírus que assolam o planeta causando doenças graves. O primeiro filovírus de que se tem história é o Marburg, cujo primeiro caso ocorreu em 1967 e foi pesquisado pelo CDC (Center for disease control) em Atlanta.
O Ebola surgiu na África, em 1976, e tem esse nome por ter surgido às margens do Rio Ebola, no Zaire. Por se tratar de uma doença que mata em poucos dias, houve um verdadeiro terror na cidade de Kikwit, Zaire, quando se soube do que a doença era capaz. Familiares jogavam seus parentes nas ruas com medo de contraírem a doença dos corpos mortos, pessoas corriam com diversas hemorragias pelas ruas, gritando de dor e muitas outras coisas. A epidemia parece ter surgido de um paciente que foi operado por médicos que tinham sintomas similares ao da febre hemorrágica. Desde então, os especialistas da Bélgica, África do Sul e do CDC, juntamente com o governo do Zaire, conseguiram conter a epidemia e brecá-la pelo isolamento, e não pela cura.
Informações técnicas
Veículo de transmissão do agente infeccioso: qualquer contato com o sangue do paciente contaminado, por relações sexuais e se o paciente contaminado estiver em um estágio avançado da doença, ela pode até mesmo ser transmitida pelo ar.
Agente etiológico
Nome científico: cepa Ebola
Nome popular: Ebola
Classificação: da família dos filovírus, do gênero cepa. De acordo com a classificação de vírus, o Ebola é um vírus nível 4 (O HIV é nível 2).
Habitat natural: ele é encontrado em regiões de florestas densas. O hospedeiro inicial do Ebola ainda é desconhecido, de acordo com