O que é o 5S
É uma ferramenta (programa) que foi desenvolvida no Japão em 1950, visando melhorar nossa qualidade de vida, inclusive no ambiente de trabalho através da otimização de processos, aumentando nossa eficiência. Através do uso dessa ferramenta, podemos aumentar a nossa qualidade com que realizamos nossas tarefas.
Objetivos do programa 5S
Melhoria do ambiente de trabalho
Prevenção de acidentes
Incentivo a criatividade
Redução de custos
Eliminação de desperdício
Desenvolvimento do trabalho em equipe
Melhorias das relações humanas
Melhoria da qualidade de produtos e serviços
Significado do 5S
Seiri = senso de utilização
Busca identificar e eliminar objetos e informações desnecessárias existente no local de trabalho.
Seiton = sendo de ordenação/arrumação
É uma atividade para arrumarmos as coisas que sobraram depois do Seiri.
Seisou = senso de limpeza
Devemos limpar a área de trabalho e também investigar as rotinas que geram sujeira, tentando modificá-las.
Seiketsu = senso de saúde
Após termos cumprido as três primeiras etapas do programa 5S, devemos partir para a padronização e melhoria continua das atividades. Essa etapa exige perceverança, pois se não houver mudança no comportamento das pessoas e nas rotinas que geram sujeira logo voltaremos a situação inicial, antes da implantação do 5S.
Shitsuke = senso de autodisciplina/habito
O compromisso pessoal com o comprimento dos padrões éticos, morais e técnicos, definidos pelo programa 5S, define a ultima etapa desse programa.
Se o Shitsuke está sendo executado, significa que todas as etapas do 5S estão se consolidando. Quando as pessoas passam a fazer o que tem que ser feito e da maneira como deve ser feito, mesmo que ninguém veja, significa que existe disciplina.
Para que este estágio seja atingido todas as pessoas envolvidas devem discutir e participar da elaboração de normas e procedimentos que forem adotados no programa 5S.
Benefícios
Promove a participação de