trabalho de fisica
No desenvolvimento das etapas da ATPS de física fora usado o projeto SARA (Satélite de Reentrada Atmosfera) sendo que o mesmo é um satélite de pesquisa desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IEA), em São José dos Campos (SP). O projeto trabalha no desenvolvimento de uma plataforma espacial para experimentos em ambiente de micro gravidade, denominada Satélite de Reentrada Atmosférica (SARA), operando em órbita baixa, circular, a 300 km de altitude, por um período com limite de 10 dias. O projeto SARA se encontra em uma fase em que os seus subsistemas, denominada Sara Suborbital, talvez irá testar um vôo, o subsistema de recuperação, o subsistema de redes elétricas e o módulo de experimentação.
O Subsistema Estrutural é responsável pela resistência tanto às cargas em vôo e de impacto com a água, quanto pela proteção térmica nas fases mais críticas da missão. Uma destas fases críticas é a da reentrada atmosférica, pois o veículo deixa a atmosfera mais densa (que termina em cerca de 100 km de altitude) e retorna a ela após trafegar no vácuo.
O projeto SARA esta sendo muito promissor nas atividades espaciais, pois o mesmo tem um grande potencial para o desenvolvimento de pesquisas em áreas técnico científicos. O projeto SARA tem como objetivo desenvolver estruturas que possam suportar o rigoroso ambiente atmosférico terrestre sem serem aniquiladas pelo calor. Ela também tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma arbitral para a realização de experimentos, qualificação de componentes, matérias especiais e equipamentos espaciais em ambiente de micro-gravidades.