o que é uma solução química
É a mistura de disperso(soluto) e dispersante(solvente), que são compostos por moléculas ou íons, envolvendo sólidos, líquidos ou gases como dispersantes e que pode apresentar-se nos três estados da matéria.
2. Como você classificaria uma solução em relação a quantidade de soluto?
Soluções saturadas, insaturas e supersaturadas
A saturação é uma propriedade das soluções que indica a capacidade das mesmas em suportar quantidades crescentes de solutos, mantendo-se homogêneas. Uma solução é dita insatura se ainda tem capacidade de diluir soluto, sem precipitar excessos. A solução saturada é aquela em que o soluto chegou à quantidade máxima: qualquer adição de soluto vai ser precipitada, não-dissolvida.
Porém, em alguns casos especiais é possível manter uma solução com quantidade de soluto acima daquela que pode ser dissolvida em condições normais. Nesse caso fala-se em solução supersaturada, que é instável: com alterações físicas mínimas a quantidade extra de soluto pode ser precipitada.
3. Que tipo de calculo de concentração expressa adequadamente a relação de quantidade de matéria em uma solução?
A concentração das soluções pode ser expressa de diversas formas. O que se entende simplesmente por concentração é a quantidade de soluto existente em relação ao volume da solução. Matematicamente,
, onde m1 é a massa do soluto e V é o volume da solução.
A unidade usual para concentração é gramas por litro (g/L). 4. Calcule a concentração, em g/L de uma solução de nitrato de potássio, sabendo que ela encerra 80g de sal em 400mL de solução.
80g/400mL = 80g/0,4L = 200g/L
5. Calcule a molaridade e a concentração em g/L de uma solução contendo 73g de NaOH em 450mL de água
NaOH = 40g/Mol M = 73g/(40x0,450L) = 4,06 Mol /L
Concentração comum = 73g/0,450L = 162,22g/L
6. Determine a quantidade de matéria presente em 132g de CO2 (C=12; O=16) e qual a massa em gramas de 1,5Mol de NH3 (N=14;