o que é terioa
Nos dicionários e enciclopédias além da idéia de Aristóteles, teoria nada mais é do que puro ato de abstração. Isso não nos permite abrir espaço para a compreensão da teoria no âmbito da pura abstração. De acordo com Otaviano, teoria não é ato de abstração, estão interligadas, mas são independentes. Assim conclui-se: não é a teoria que se contrapões a prática, é sim a abstração.
A questão central da teoria não se trata do ato intelectivo em si só, mas da ação do homem como um todo, evoluindo no mundo e na relação com o outro. Assim, o problema da elaboração da teoria é mais que uma questão lógica, é antropológica.
Teoria no pensamento clássico:
Todos os pensamentos convergem para duas ciências ou disciplinas da Filosofia clássica: a) a lógica e a b) metafísica. Proposto porAristóteles. Assim ele diz que de fato o fundamento de todas as filosofias, está na adequada compreensão da lógica formal e material.
O ato de conhecer é visto na filosofia clássica como teoria doconhecimento ou gnosiologia. E tem por objetivo buscar a origem, a natureza, o valor e os limites do conhecimento, da faculdade de conhecer.
A visão da teoria ou do ato de teorizar entra-nos pela porta de umacritica do conhecimento e que se fundamenta na plataforma básica da ciência da lógica. A finalidade precípua da lógica é originizar a filosofia e o filosofar a ponto de não deixar noção, conceito oujuízo algum fora de uma hierarquia ou constelação de definições bem delimitadas e esclarecidas. A lógica clássica é perfeita. Assim podemos captar a ideia de que o ato de teorizar, na filosofiaclássica, tão só é meramente um ato de abstrair, reforçando uma supremacia sobre o que é real.
Aristóteles da a ideia de “ciência primeira” a metafísica, mas não se dá fora da ordem lógica, assim tornando-seuma hierarquia formal perfeita. Mas em que sentido o pensamento clássico não consegue escapar de certo circulo vicioso ao defrontar questões lógicas com questões