O que é sociologia?
Cada fase importante da Sociologia está relacionada a alguma transformação social. No entanto , o surgimento, puro e simples, de uma crise, não é suficiente para gerar automaticamente um progresso no pensamento social.
A condição para a reflexão sociológica é a existência de um meio intelectual que procura aprofundar os conhecimentos e analisar os dados a fim de formular conclusões científicas acerca dos fenômenos sociais.
No momento específico do desenvolvimento da Sociologia científica, o mundo moderno estava passando por intensas transformações políticas, sociais e econômicas.
Considerando esses aspectos, tentaremos retratar o contexto em que os grandes autores clássicos da Sociologia produziram seus conhecimentos e suas obras, procurando apresentar, de forma sucinta, o autor, sua vida e sua produção intelectual, as características gerais de seu país e do mundo em que viveu.
Os escritos de Émile Durkheim exerceram grande influência sobre o desenvolvimento do pensamento social moderno. Seus conceitos sobre ciência social foram apropriados em diversas disciplinas como: sociologia, antropologia, economia política, arqueologia, etc. Foi Durkheim quem consolidou a Sociologia enquanto ciência e a introduziu como disciplina universitária.
Nasceu em Épinal, França, no Departamento de Vosges que fica entre a Alsácia e a Lorena, em 15 de abril de 1858. Pertencente a uma família judia de classe média, seu pai foi rabino, e, em razão dessa origem, Durkheim chegou a frequentar uma escola rabínica durante certo tempo. Porém, após sua ida para Paris em 1877, declarou-se agnóstico (o que não impediu que revelasse uma personalidade marcada pela educação recebida na infância - dedicação ao trabalho, disciplina, fidedignidade -).
Em Paris, em