O que é Sociologia
Centro de Filosofias e Ciências Humanas
Curso de Graduação em Ciências Sociais
Disciplina de Introdução à Sociologia
1. Livro: O que é Sociologia?
1.1 – edição de 2005;
1.2 – páginas: 25 à 35; 528 à 541;
1.3 – Giddens Anthony.
2. Trechos e Considerações:
A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades. É um empreendimento fascinante e irresistível, já que seu objeto de estudo é nosso próprio comportamento como seres sociais. A abrangência do estudo sociológico é extremamente vasta; (p.26)
A sociologia mostra a necessidade de assumir uma visão mais ampla sobre por que somos como somos e porque agimos como agimos; (p.26)
Aprender a pensar sociologicamente significa cultivar a imaginação. Estudar sociologia não pode ser apenas um processo rotineiro de adquirir conhecimento; (p.26)
A imaginação sociológica nos permite ver que muitos eventos que parecem dizer respeito somente ao indivíduo, na verdade, refletem questões mais amplas; (p.27)
Os pioneiros da sociologia:
Augusto Comte (1798 – 1857):
• Comte originalmente usou o termo “física social”, mais alguns de seus rivais intelectuais da época também estavam utilizando esse termo. Comte queria distinguir suas próprias concepções das dos outros, então cunhou o termo “sociologia”; (p.28)
• A visão sociológica de Comte foi a de ciência positiva. Ele acreditava que a sociologia deveria aplicar os mesmo métodos científicos rigorosos ao estudo da sociedade que a física ou a química usam no estudo do mundo físico. O positivismo sustenta que a ciência deveria estar preocupada somente com entidades observáveis que são conhecidas diretamente pela experiência; (p.28)
• A lei dos três estágios, de Comte, afirma que os esforços humanos para entender o mundo passaram através dos estágios teológico, metafísico e positivo; (p.28)
Émile Durkheim (1858 – 1917):
• Durkheim pensava que muitas das ideias de seu predecessor eram