o que é sociologia pag 05-08
I. O SURGIMENTO
“O século XVIII constitui um marco importante para a história dopensamento ocidental e para o surgimento da sociologia.” (p. 05).
“A palavra sociologia apareceria somente um século depois, por volta de 1830, mas são os acontecimentos desencadeados pela dupla revoluçãoque a precipitam e a tornam possível.” (p. 05).
“Em alguns setores da indústria inglesa, mais da metade dos trabalhadores era constituída por mulheres e crianças, que ganhavam salários inferiores doshomens.” (p. 06).
“Estas cidades passavam por um vertiginoso crescimento demográfico, sem possuir, no entanto, uma estrutura de moradias, de serviços sanitários, de saúde, capaz de acolher a populaçãoque se deslocava do campo.” (p. 06).
“As conseqüências da rápida industrialização e urbanização levadas a cabo pelo sistema capitalista foram tão visíveis quanto trágicas: aumento assustador daprostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemia de tifo e cólera que dizimaram parte da população etc.” (p. 07).
“As manifestações derevolta dos trabalhadores atravessaram diversas fases, como a destruição das máquinas, atos de sabotagem e explosão de algumas oficinas, roubos e crimes, evoluindo para a criação de associações livres,formação de sindicatos etc.” (p. 07).
“Qual a importância desses acontecimentos para a sociologia? O que merece ser salientado é que a profundidade das transformações em Gurso colocava a sociedade numplano de análise, ou seja, esta passava a se constituir em "problema", em "objeto" que deveria ser investigado.” (p. 07).
“Tal fato significa que os precursores da sociologia foram recrutados entremilitantes políticos, entre indivíduos que participavam e se envolviam profundamente com os problemas de suas sociedades.” (p.