O que é sociedade
1.A sociedade desenvolve formas de ação que lhe são próprias, de acordo com a situação. Ela geralmente trabalha de duas formas: através de idéias e através de grupos. Quando a sociedade desenvolve a idéia e a forma da sua estratificação social, por exemplo, ela está agindo através de idéias. As idéias se aplicam aos membros da sociedade e geralmente têm uma durabilidade longa. Por outro lado, quando a ação se desenvolve nas pessoas e num processo de curta duração, ela está agindo através dos grupos. Formar grupos e agregados é, pois, uma maneira de a sociedade desenvolver as suas ações coletivas, em situações que tomam lugar de forma instantânea, ou quase instantânea.
2.Além disto, as ações coletivas dependem muito de os membros dos grupos terem uma identidade em termos das suas características particulares como grupo. A isto chamamos de “categorias”, que • “são uma pluralidade de pessoas consideradas como uma unidade social pelo fato de serem efetivamente semelhantes em um ou mais aspectos” (Fichter). Por exemplo, a categoria de médicos, de advogados, de professores, etc. As principais características utilizadas para definição de um grupo social são: sexo, idade, renda, ocupação, escolaridade, religião e outros semelhantes.
3.Os GRUPOS SOCIAIS se definem a partir de cinco aspectos, que são: • o tamanho do grupo; • a proximidade ou distância física entre os seus membros; • a freqüência maior ou menor nas relações sociais que existem; • a forma da relação, se pessoal, direta (face-a-face), ou impessoal e indireta; e • o grau de compromisso ou comprometimento entre os membros do grupo.
4.Levando em consideração estes elementos, os Grupos Sociais se dividem em dois tipos: • Grupos Sociais PRIMÁRIOS – aqueles em que os elementos considerados são maximizados, exceto o tamanho: são grupos pequenos, a proximidade e a freqüência das relações sociais