O que é serviço social
O QUE É SERVIÇO SOCIAL
Resumo
A moça e o pobre, eram os dois elementos fundamentais para identificação do serviço social do século XVIII. A definição de sua identidade era da moça boazinha que ajudava os pobres com alimentos e roupas. No entanto, o Serviço Social, não se fundamenta em ações de caridade, de lá para cá muita coisa mudou.
Segundo a autora Ana Maria Ramos Esteves, com a estabilização do capitalismo e a segmentação de poder para controlar as pessoas que saiam dos campos para a cidade, determinou que o Estado estabeleceria a paz, mesmo usando de violência, e as igrejas tratariam das questões sociais, da assistência social, ou seja, da caridade. Assim, as Damas de Caridade (damas da burguesia), voltar-se-iam para os problemas sociais através da reformulação de seus costumes. Elas acreditavam que a decadente situação no qual se encontravam era ocasionada por eles mesmos e que bastariam alguns conselhos e uma ajuda inicial para melhoria de suas vidas.
A assistência social nessa época era aplicada de forma inadequada, não-sistemática e sem qualquer teorização, essas, eram respaldadas em justificativas religiosas e ideológicas. Somente depois da metade do século XIX, que algumas pessoas começaram esboçar técnicas de forma mais organizada. O que se fazia por vocação religiosa, passa a ser profissão. Iniciou-se pelas paróquias e depois se estendeu por pequenos bairros até conquistar a cidade inteira. Até aí, a assistência social era exercida, como contribuição voluntária dos mais afortunados para aqueles que eram pobres. A partir desse momento, as senhoras damas, procuravam conhecer as verdadeiras necessidades de cada um, de acordo com suas situações e de modo conciso os pedidos de ajuda. Foi fundada em 1869, a Sociedade de Organização da Caridade, em Londres, onde baseou os pontos que fundamentaram a prática da assistência social, no qual dizia que cada caso seria pesquisado e feito um relatório, que passaria para a