O que é ser empreendedor
A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Ela alcança sua finalidade através do registro e análise de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio administrativo, vinculado à entidade, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias à ação administrativa, bem como a seus titulares (proprietários do patrimônio) e demais pessoas com ele relacionadas, as informações sobre o estado patrimonial e o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade para alcançar os seus fins. Tendo como grande importância o crescimento das corporações, entidades e empresas, que exige grande eficácia dos profissionais da contabilidade, para que sejam capazes de trabalhar a infinita gama de informações que são necessárias ao estudo e controle do patrimônio.
Patrimônio e Patrimônio líquido:
Patrimônio: É o conjunto de bens, direitos e obrigações que pertencem à entidade. Bens: São todos os elementos, materiais ou imateriais, tangíveis ou intangíveis, que possuem valor econômico, que pertencem a entidade e dos quais ela necessita para atingir seus objetivos.
Direitos: São valores que a entidade tem a receber de terceiros, provenientes da venda ou empréstimo de mercadorias, produtos, serviços ou bens.
Obrigações: São valores que a entidade tem a pagar a terceiros, provenientes da compra ou empréstimo de mercadorias, produtos, serviços ou bens. Patrimônio líquido: A equação fundamental do patrimônio de uma entidade é:
PL = (B+D) – (OB) / Patrimônio Líquido= ( bens+direitos) – ( obrigações )
Operações a curto e longo prazo:
Curto prazo: São operações realizadas com prazo de pagamento em até 12 meses.
Longo prazo: São operações realizadas com prazo de pagamento superiores a 2 anos.
Bens e direitos:
Bens: Tem circulação física, por exemplo: computador, prédio,