Como Ser Um Empreendedor
ADMINISTRAÇÃO
KELLY K. S. MENEZES
COMO SER UM EMPREENDEDOR.
OLÍMPIA-SP
2014.
1 COMO SER UM EMPREENDEDOR.
“O homem racional adapta-se ao mundo, o irracional tenta adaptar o mundo a si mesmo. Portanto, todo progresso depende do homem irracional”. (Bernard Shaw).
Ser empreendedor significa ter a necessidade de realizar coisas, implementar ideias próprias, enfrentar riscos e desafios confiante que conseguirá superá-los.
Uma análise comportamental dos empreendedores identificou comportamentos que se manifestam e combinam de diferentes maneiras nessas pessoas realizadoras:
- Criatividade e capacidade de implementação
- Disposição para assumir riscos
- Perseverança e otimismo
- Senso de independência
1.1 O que precisa fazer o empreendedor
É muito comum o empreendedor reunir várias características de pessoas vencedoras e se lançar numa atividade empresarial. Contudo, sem entender de negócios, ele poderá ter muitas dificuldades. O amadorismo e a falta de conhecimento de Administração muitas vezes são os fatores que determinam o fracasso do empreendimento.
1.2 Conhecer do que faz
Em uma lanchonete alguém tem que saber como fazer um delicioso sanduíche. Em uma loja de roupas alguém deve entender de moda e estilismo. O empreendedor poderá ser esse expert do assunto. Saber e gostar do que faz é algo fundamental para que o empreendimento dê certo.
1.3 Cuidar do capital investido x capital de giro
Subestimar a quantidade de dinheiro para tocar o negócio ou não cuidar da saúde financeira (capital de giro) também são fatores que determinam o fracasso do empreendimento. Uma empresa tem que ser lucrativa, ou seja, sua receita tem que ser maior que suas despesas e esse valor (o lucro) deverá ser muito bem empregado. Além de remunerar o capital investido (pagar o empreendedor pelo capital que ele investiu na empresa) é importantíssimo que esse lucro sirva também para a ampliação do negócio, como investimentos,