O que é sangue
As células sangüíneas, como as células vermelhas, flutuam no plasma. Também dissolvidos no plasma estão os eletrólitos, nutrientes e vitaminas, absorvidos pelo intestino ou produzidos pelo corpo, hormônios, fatores coagulantes e proteínas, como a albumina e imunoglobulinas (anticorpos que lutam contra as infecções). É o plasma que distribui essas substâncias enquanto circula pelo corpo. (BIANCO, 2009, p.1)
Já a parte celular do sangue contém as células vermelhas (hemácias), células brancas (leucócitos) e as plaquetas. Elas possuem funções distintas: as hemácias transportam o oxigênio que chega pelos pulmões, os leucócitos auxiliam no controle das infecções e as plaquetas são fragmentos de células que o corpo usa na coagulação. (BIANCO, 2009, p.2)
As células vermelhas, também conhecidas como hemácias ou eritrócitos, são as células mais abundantes do sangue. São elas que dão ao sangue a cor vermelha. Suas quantidades são um pouco diferentes em homens e mulheres: a média nos homens é de 5,2 milhões por mm³(microlitro), enquanto nas mulheres essa média é de 4,6 milhões. As células vermelhas compõem de 40 a 45% do sangue, a porcentagem de células vermelhas no sangue é, freqüentemente, medida e se chama de hematócrito. A relação das células em uma amostra de sangue comum é de 600 hemácias para cada leucócito e 40 plaquetas. (BIANCO, 2009, p.2)
Hemácia não possui núcleo, que é expulso da célula durante o processo de maturação; elas podem mudar bastante de forma, sem quebrar enquanto se espremem pelos capilares. Os capilares são vasos sangüíneos