O que é politica
1- INTRODUÇÃO:
A palavra política, foi adaptada para várias formas de ser usada no dia-a-dia, como exemplos:
• "Você deve ser mais político no seu modo de agir"
• Política da Igreja, da escola, da empresa, como exercício e disputa do poder interno.
• Existe também o sentido pejorativo de política, associado a politicagem, falsa política em que predominam os interesses particulares sobre os coletivos.
Na definição, a política é a arte de governar, de governar o destino da cidade, responsável pela vida pública. Analisando o contexto da palavra política, temos que a origem vem de pólis ( "cidade" em grego), que surgiu na Grécia nos séculos V e IV a.C, com práticas e teorias. Sendo já inexistente a idéia de que um povo viva sem política. Porem, nem todos tiverem a oportunidade de analisar criticamente esse modo de agir coletivo.
Filósofos conceituavam teorias políticas, como transformações na sociedade e para futuro o futuro ações revolucionarias. Sendo um exemplo de John Locke, com o liberalismo ( conjunto de idéias políticas, econômicas e éticas da burguesia, em oposição a visão do mundo da nobreza.), em pleno período de desenvolvimento da burguesia, no século XVII. Outro exemplo é de Marx e Engels, no século XIX, que lançaram fundamentos que inspiraram a Revolução Russa de 1917.
2- FORÇA E PODER:
A política se refere as relações de poder. Portanto, existem varias definições para poder, como a força física, entretanto uma definição mais usada é:
"Poder é a capacidade ou possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre objetos, indivíduos ou grupos humanos. Para tanto, é preciso ter a posse de meios que permitam alcançar os efeitos desejados."
Existem dois pólos de poder:
•Quem exerce.
•Sobre que o poder é exercido.
Resumindo, o poder é uma relação ou conjunto de relações, no qual, os indivíduos ou grupos interferem na atividade de outros indivíduos ou grupos. Assim, todos têm o