O que é planejamento?
Ações orientadas, intencionais, integradas e coordenadas são características para tornar realidade um objetivo futuro, possibilitando a tomada de decisões antecipadamente. Ao conjunto dessas ações dá-se o nome de Planejamento. O tempo dedicado ao planejamento evita problemas na fase de execução, minimizando a necessidade de revisões durante a execução.
O planejamento define onde se pretende chegar, o que é preciso ser feito, quando e em qual consequência. Para um bom planejamento deve-se observar que ações presentes refletem necessariamente em antecipações e presunções sobre o futuro. Seu papel é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação proativa e antecipatória em relação aos eventos futuros. O planejamento pode ser considerado uma técnica para absorver as incertezas sobre o futuro permitindo maior consistência no desempenho das organizações.
Existem três níveis de planejamento: planejamento no nível institucional (Planejamento Estratégico), no nível intermediário (Planejamento Tático) e no nível operacional (Planejamento Operacional).
Tipos de Planejamento
Planejamento Estratégico
É realizado no nível institucional da empresa, onde os dirigentes estão totalmente voltados para a tarefa primária da empresa que é se relacionar com o mercado no qual ela está inserida. Defrontando-se assim com as incertezas geradas pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente. A abordagem é de longo prazo e global, envolvendo a empresa como um todo. É necessário haver uma boa dose de intuição, discernimento. A complexidade desse planejamento é uma dificuldade básica que se encontra.
As características fundamentais são as seguintes: 1) É projetado no longo prazo, cobrindo algo em torno de 2 a 5 anos e em alguns casos cobrindo até 20 anos. 2) Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa, baseando suas decisões em julgamento e discernimento e não em dados ou informações referenciais. 3)