O que é pesquisa?
É uma maneira de procurar respostas para as perguntas, gerar novos conhecimentos, vigorar ou desmentir algo com razões incontestáveis.
"Pesquisa é a atividade científica pela qual descobrimos a realidade". (DEMO, 1987, p. 23). "Trabalho empreendido metodologicamente, quando surge um problema, para o qual se procura a solução adequada de natureza científica"
(SALOMON, 2001, p. 152).
“Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma prática teórica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente com a realidade em sentido teórico e prático”
(Demo 1996).
Quais os tipos? Os métodos?
Básica ou fundamental, aplicada ou tecnológica, quantitativa, qualitativa, exploratória, descritiva, explicativa, bibliográfica, documental, experimental, levantamento, estudo de caso, expost facto, pesquisa ação, participante. * Básica: Gerar novos conhecimentos para aprimorar a ciência, envolvendo verdades e interesses universais. O conhecimento é utilizado em pesquisas aplicadas e tecnológicas. * Aplicada: Gerar conhecimentos para aplicação prática em soluções de problemas, envolve verdades e interesses locais. * Quantitativa: Traduz em números opiniões e informações com intenção de classificar e analisar. Utiliza-se de e de técnicas estatísticas. * Qualitativa: Interpretação dos fenômenos e atribuição de significados são básicas nesse tipo de pesquisa. Não se pode traduzir em números. É descritiva. Na maioria das vezes é analisado indutivamente os dados. * Exploratória:Se tem mais ‘intimidade’ com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. Levantamento bibliográfico, entrevistas com pessoas que já viveram com o problema pesquisado. Formas de pesquisa bibliográfica e estudos de caso. * Descritiva: Descreve as características das pessoas, fenômenos, relações com o problema. Utiliza-se técnicas padronizadas de coleta de dados.