O que é parasitologia
- Desenvolver tratamentos contra os parasitas;
- Identificar os processos de desenvolvimento de epidemias parasitárias;
- Criar métodos de profilaxia das doenças causadas pelos parasitas em seres humanos e animais. Os especialistas em parasitologia precisam conhecer muito bem o ciclo de vida dos parasitas, as formas de infestação e os fatores que influenciam na distribuição e densidade dos parasitas. Esta ciência é muito importante, pois muitos parasitas podem provocar doenças complicadas, levando o indivíduo afetado, se não tratado adequadamente, à morte. Principais doenças provocadas por parasitas (parasitoses): Principais doenças causadas - Ectoparasitoses (artrópodes)
• Acaríase
• Pediculose
• Ftiríase
• Miíase
A forma de transmissão varia, mas em geral acontece pela pele, sangue, “via oral ou fecal-oral, sendo específico para cada agente etiológico:
• Transmissão indireta – ingestão de água e alimentos contaminados e contato com objetos contaminados (exemplo: utensílios de cozinha, acessórios de banheiros, equipamentos hospitalares);
• Transmissão direta – pessoa a pessoa (exemplo: mãos contaminadas) e de animais para as pessoas.
Os manipuladores de alimentos e vetores, como as moscas, formigas e baratas podem contaminar, principalmente, os alimentos e utensílios. Locais de uso coletivo, tais como escolas, creches, hospitais e penitenciárias apresentam maior risco de transmissão.”
– Portal da Saúde. Internet: http://portaldasaude.gov.br. Acesso: 18 de junho, 2013