O que é Padronização?
O ser humano convive com a padronização há milhares de anos. Imagine uma aldeia no passado: a alimentação básica era o peixe. Pescava-se de alguma forma até alguém decidiu testar uma rede feita de cipós e pegar uma quantidade maior de peixes com menos trabalho. Logo, os outros habitantes da aldeia, tendo em vista os resultados obtidos, passaram a utilizar a rede como método de pesca. Estava assim padronizado o método de pescar com rede. Mais tarde alguém julgou que seria melhor utilizar fios de juta do que cipó para fazer a rede. Tentou e isto resultou numa maior quantidade de peixes com menor trabalho. Os outros imediatamente adotaram a idéia (padronizaram).
Algumas observações devem ser feitas:
-Ninguém era obrigado a padronizar, fizeram isto somente porque dava melhor resultado;
-A padronização é o meio. O objetivo é conseguir melhores resultados;
-O método padronizado não é fixo: ele pode e deve ser melhorado para a obtenção de melhores resultados;
-Originalmente, a memória da aldeia era a memória das pessoas.
Hoje a sociedade é complexa e, para garantir a padronização, é necessário registrar de forma organizada e conduzir formalmente o treinamento no trabalho, garantindo a melhoria contínua em qualidade, custo, cumprimento de prazo, segurança e outros fatores pertinentes a cada processo específico.
Segue a definição: “Padronizar é reunir as pessoa e discutir o procedimento até encontrar aquele que for melhor; treinar as pessoas e assegurar-se de que a execução está de acordo com o que foi consensado” (FALCONI, 1991).
Texto adaptado do livro "QUALIDADE TOTAL - PADRONIZAÇÃO DE EMPRESAS"