o que é lsd
O QUE É?
LSD (abreviação de dietilamida do ácido lisérgico) é uma das drogas mais potentes psicoativas, sendo fabricadas em laboratórios. Ela não possui sabor, cor e nem odor e é muito utilizada em baladas por adolescentes e jovens por uso oral.
Pode apresentar a forma de barras, cápsulas, tiras de gelatina, micropontos ou folhas de papel secante (como selos ou autocolantes), sendo que uma dose média é de 50 a 75 microgramas. É consumido por via oral, absorção sublingual, injetada ou inalada.
ORIGEM
Reações metabólicas do fungo Claviceps purpúrea produzem um composto cristalino que dá origem ao LSD.
Em 1938 um químico suíço, que se chamava Albert
Hofmann, sintetizou pela primeira vez o composto. Cinco anos depois o cientista descobriu os efeitos. Albert dosou a droga até que sua concentração lhe proporcionasse sensações agradáveis e anunciou para o mundo sua descoberta para fins psiquiátricos, entre eles entender melhor o surto esquizofrênico. O resultado foi positivo e a droga foi usada também para o tratamento do alcoolismo e de disfunções sexuais.
Em 1960 Londres passava por um momento de cultura psicodélica. O LSD invadiu a vida noturna da cidade e tomou conta do cenário musical da Inglaterra. O consumo da droga se espalhou então para o meio cultural, musical, literário e universitário do mundo inteiro.
EFEITOS.
Os efeitos dessa droga surgem entre 30 à 90 minutos após o uso de uma dose, durando em média seis horas. Os efeitos do LSD podem ser divididos em duas categorias:
Físico: Tremores, aumento da temperatura corporal, da frequência cardíaca e da pressão arterial, aumento da glicemia, pupilas dilatadas, perda de apetite, suor, náuseas, tonturas, queima da pele, insônia, boca seca e convulsão.
Psíquicos: Acontecem alterações nas percepção dos cinco sentidos, perda do senso do espaço, sensações de pânico, delírios, bipolaridade, apreensão constante e perda de coordenação dos pensamentos.
DANOS E