O que é filosofia
A Filosofia se encarrega de desbanalizar o banal, ou seja, a sociedade está condicionada a aceitar e conviver com situações ou condições impostas, ou até mesmo aceitas pelo comodismo, mas estas, sendo questionadas pela filosofia, podem ser descobertas aos olhos de quem nunca procurou enxergá-las.
Para a Filosofia, nada é uma verdade absoluta, ela sempre vai procurar o que há por trás, procurar causas, buscar as origens das coisas ou fatos.
A Filosofia tem um papel fundamental na sociedade, pois ela vai á fundo em questões que, cotidianamente são aceitas por nós, como se não houvesse outra opção ou forma de solução. Ela nos leva a refletir, pensar e principalmente questionar as regras impostas pelo mundo.
De certa forma, acreditamos que no mundo em que vivemos, somos obrigados a passar e ás vezes aceitar sem questionamento as adversidades, sem saber o que está por trás daquilo, o porquê da situação e a razão dos acontecimentos; onde deveríamos nos despertar para a busca de uma simples explicação. É exatamente neste ponto em que o filósofo entra em ação, desbanalizando e desmistificando verdades impostas e aceitas pela sociedade.
O educador deve usar a Filosofia como uma reflexão sobre os problemas cotidianos que a realidade em classe apresenta e nos processos educativos, vendo além das coisas concretas e do senso comum, pois “a educação também é um processo humanizador e civilizatório” (P. Freire). No educando, a filosofia será capaz de despertar o senso crítico e o questionamento da vida e da sociedade.
Precisamos de uma educação libertadora, voltada para uma sociedade que insiste em nos prender num foco inquestionável, porém, a Filosofia pode libertar, formando pessoas capazes para questionar o