O que é esquizofrenia
A esquizofrenia é um transtorno mental crônico, grave e incapacitante que acomete aproximadamente 1% da população. Suas causas ainda não são completamente conhecidas, mas se sabe da importância de alguns fatores, como a predisposição genética e o consumo de drogas.
O quadro geralmente se inicia em uma fase crucial do desenvolvimento, o período entre o final da adolescência e os primeiros anos da idade adulta, e o impacto sobre a vida familiar, social e profissional pode ser significativo.
O termo esquizofrenia origina-se do grego e significa “cisão da mente”. A progressiva desagregação psíquica causada pelo transtorno pode ser bem ilustrada através da vida e da obra do artista britânico Louis Wain (1860-1939).
Amante de gatos, Wain teve um considerável sucesso com suas imagens divertidas e humanizadas de felinos.
Entretanto, a Primeira Guerra Mundial fez cair a procura por seus trabalhos e o artista passou a enfrentar dificuldades financeiras. Na mesma época, surgiram os primeiros sintomas psicóticos e Wain foi declarado “insano” em 1924.
Durante a sua longa permanência em hospitais psiquiátricos, Wain continuou a sua produção artística. Naquele tempo, o tratamento era muito limitado e pouco podia ser feito para evitar a piora da doença. O agravamento da psicose distorceu progressivamente a sua percepção da realidade e isso se refletiu em sua obra. O olhar hostil dos seus gatos revelava o quanto o mundo se tornou ameaçador. As cores ficaram aberrantes. As figuras, cada vez mais geométricas, abstratas e bizarras.
Quais os sintomas da esquizofrenia?
Quando em surto, os pacientes frequentemente apresentam sintomas assustadores e alterações comportamentais marcantes. Muitos ouvem vozes que os outros não conseguem escutar. Alguns têm a certeza de que outras pessoas podem ler a sua mente, controlar seus pensamentos ou que estão tramando algo para prejudicá-los. Esses sintomas costumam gerar muito medo e os pacientes podem ficar