O QUE É ENSINAR
Oficinas e experiências: a magia de fazer ciência
Trabalhando com materiais diferenciados o professor possibilita que o aluno faça descobertas que facilitam em sua aprendizagem.As oficinas realizadas podem tanto atuar a partir de projetos coletivos quanto de projetos individuais, o professor é um auxiliar que dá suporte técnico aos alunos quando necessário. Dessa maneira, as oficinas costituem um território de jogo de construção.
A matemática no estágio pré-operatório
As crianças costroem aos poucos suas noções matemáticas, processo que se inicia desde os primeiros anos de vida. Atividades como a classificação devem ser introduzidas desde a pré- escola mesmo as crianças ainda se encontrando na fase pré-opeatória.
Construção do conceito de número
Quando iniciam na pré-escola as crianças já são capazes de contar objetos e dizer a idade, demonstrando que desde muito cedo o número faz parte de sua vida. Porém, não reconhecem o verdadeiro significado dos mesmos, para ela contar seria o mesmo que dizer nomes de pessoas. Piaget diz que o conceito de número é constituído pelo próprio indivíduo influenciado pelo amadurecimento biológico, pelas experiências e pelas influências do meio.
Nessa fase, seu pensamento é irreversível. Com o final do estágio pré-operatório as estruturas se tornam móveis, flexíveis, descentradas e reversíveis sendo capazes de utilizar os processos fundamentais na aquisição da lógica como a negação ou reversibilidade simples, relações compensadas e a identidade.
Classificação e seriação
São aspectos fundamentais do pensamento lógico: a seriação e classificação. A seriação implica reunir os objetos de acordo com diferanças e a classificalão de acordo com suas semelhanças.
Construção do espaço
A costrução do espaço perceptivo é realizada por meio do contato com o objeto e a costrução do espaço representativo pela ausência do objeto.
A descoberta do espaço
Segundo Piaget existem três fases na evolução da noção de