O que é educação e para que serve?
Defende–se que a educação é um poderoso instrumento para transformar a sociedade, uma pratica social cujo fim é o desenvolvimento humano de acordo com as necessidades e experiências de determinada sociedade em certo tempo/espaço, podendo ser formal ou informal, aquela que acontece no cotidiano, no dia a dia é considerada informal é a educação formal acontece através de pessoas especializadas.
A educação é um processo que dura à vida toda, não tendo idade pra se iniciar e nem terminar, não pode se limitar á mera continuidade de tradição, a cultura se renova e o homem se aperfeiçoa, construindo assim a sua historia. Portanto os fins da educação baseiam-se em valores permanente como ética, estética, moral, conhecimento etc. e em valores provisórios, necessidades humanas concretas.
A filosofia da educação tem como tarefa básica buscar o sentido mais profundo do próprio sujeito no processo educacional, à educação trabalha com o desenvolvimento dos homens de uma sociedade, a filosofia faz uma reflexão sobre como devem ser ou desenvolver estes homens e esta sociedade, ou seja, os problemas que a realidade educacional apresenta. A junção maior da filosofia da educação é contribuir para que o ser humano adote uma postura reflexiva no que se refere à problemática educacional dividida em três áreas; epistemologia: conhecimento, axiologia: valores e antropologia: concepção do homem. A filosofia da educação ocupa lugar central parar a pratica da pedagogia, pois é somente a partir do pensamento critico-reflexivo que a educação se tornará mais eficaz, clara e coerente.
A pedagogia pode ser compreendida como uma teoria geral da educação que se preocupa em a eficácia e a intencionalidade da pratica pedagógica; a filosofia acompanha reflexivamente os problemas ligados à educação, mediando à contribuição que as outras ciências podem fornecer para o processo de ensino/aprendizagem se torne mais reflexivos e ao mesmo tempo mais objetivos.
Assim a educação dentro de uma