O que é educação ambiental
Marcos Antonio dos Santos Reigota é doutor em Pedagogia da Biologia pela Universidade Católica de Louvain, onde defendeu tese sobre as representações sociais do meio ambiente e as praticas pedagógicas dos professores de São Paulo, cursou Licenciatura em Biologia na FFCL Farias Brito e fez mestrado em Filosofia da Educação na PUC – SP. É pesquisador e professor da UNICAMP e USP; Coordenador, no Brasil, da Campanha Internacional “a voz das crianças”. Fez pós- Doutorado na Universidade de Genebra sobre Educação Ambiental na América Latina. É Professor-assistente do Departamento de Educação da Academia Internacional de Meio Ambiente de Genebra.
No livro O que é educação ambiental o autor ressalta a importância da educação ambiental como uma ação global, enfatizando que não basta apenas conhecê-la, mas, sim estarmos ciente de que é preciso entender sua história e os seus princípios, para só assim sermos agentes modificadores do meio ambiente. O livro é dividido por partes, a primeira parte tem como titulo: educação ambiental como educação política. A segunda nos revela um pouco do histórico da educação ambiental, a terceira parte nos ajuda a definirmos o conceito de educação ambiental, logo em seguida a quarta, a quinta, a sexta, a sétima, a oitava e a nona parte nos dão suporte com relação aos contextos que pode haver educação ambiental e os principais conteúdos, objetivos, metodologia, recursos didáticos e avaliação dos alunos que podemos utilizar para realizar uma perfeita educação ambiental.
No primeiro momento o autor enfatiza sobre A educação Ambiental como Educação Política, ressaltando que a educação ambiental deve ser entendida no sentido que a mesma reivindique e prepare os cidadãos para exigir justiça social, cidadania nacional e planetária, autogestão e ética nas relações sociais e com a natureza. Desse modo, o papel da educação