O que é DNA
É composto por uma desoxirribose (açúcar) e um grupo fosfato. As quatro bases nitrogenadas contidas no DNA são: adenina (A), citosina (C), guanina (G) e timina (T). Os dois filamentos que compõem o DNA se enrolam um sobre o outro, formando uma dupla hélice, semelhante um espiral de caderno, podendo ter milhares de nucleotídeos. Estas duas cadeias mantêm-se unidas por pontes de hidrogênio entre os pares de bases A->T e C->G, formando sempre ma cadeia complementar.
Se tivermos uma cadeia com a seguinte sequência de nucleotídeos AATCTGCAC, a cadeia complementar será TTAGACGTG
Para que essa duplicação ocorra, as pontes de hidrogênio se desfazem para as cadeias se separarem. Após esta separação, que ocorre com a ajuda de enzimas, uma nova cadeia começa a ser formada, chamada cadeia complementar, com a ajuda da enzima DNA-polimerase.
A adenina sempre emparelha com a timina, e a guanina sempre emparelha com a citosina na fita de DNA, no RNA a adenina emparelha com a uracila. No final do processo temos duas fitas idênticas.
É uma classe de enzimas, presente tanto em células procarióticas como em eucarióticas, responsável pela polimerização das novas fitas de DNA.
Essas enzimas obedecem a algumas propriedades, como:
- Todas as DNA polimerases requerem um molde.
- Pareamento complementar das fitas AT e GC.
- A polimerização deverá acontecer no sentido 5'- 3'
* A cadeia possui duas extremidades, denominadas extremidade 3’ e extremidade 5’. A extremidade 3’ possui um hidroxil e a extremidade 5’, um fosfato. *