O que é cultura?
Antropologia
19 de August de y
O que é cultura?
Quando li a proposta do exercício sobre o que é cultura, achei que soubesse o suficiente para escrever três parágrafos facilmente sobre o assunto. Também tinha a equivocada certeza que cultura estava ligada ao conhecimento e/ou posição social. Lendo os textos sugeridos, me obriguei a uma reflexão de conceitos. E quando falo em conceitos, falo de uma vida inteira de julgamentos e preconceitos que norteiam o ser humano. A "cultura" pesquisada pelos autores, nos ensina que o que fazemos e como agimos é muito mais cultural do que nosso conhecimento.
Infinitas vezes nos deparamos com situação em que julgamos uma pessoa como sendo ou não culta. No senso comum, a cultura nada mais é que uma demonstração de conhecimento, inteligência e interação social. Uma pessoa que viaja, lê livros, vai ao teatro, concertos e sarais, popularmente será considerada uma pessoa com uma cultura invejável. Assim como uma pessoa que não teve essas mesmas oportunidades, será erroneamente julgada como inculta, ou simplesmente sem cultura. Lendo e relendo os textos, me deparei com a seguinte dúvida: A cultura é um fenômeno individual ou social?
"Cultura são padrões de comportamento". Assim Roger Keesing, em seu artigo “Teorias da Cultura”, tem a melhor definição do que acredito ser "cultura". Cultura é como vivemos e nos portamos. A cultura define como iremos nos vestir, alimentar, procriar, agir com o próximo e até mesmo reger nossas leis. Nossos hábitos determinam nossa cultura, nossa cultura diz quem somos, e somos o reflexo do ambiente em que vivemos. Portanto, cultura nada mais é que uma manifestação social transmitida de geração em geração.
A roda de chimarrão é o fenômeno cultural mais conhecido da nossa região. Um hábito que atravessou gerações e nunca teve uma relação com status. Não precisa ser PHD pra sentar em um roda, tomar um bom chimarrão e botar a conversa em dia.