O que é construção social
“A discussão sobre a construção social e psicológica dos valores, neste texto, localiza-se na intersecção entre os campos da Psicologia e da Educação. A psicologia fornece elementos importantes para a compreensão da natureza e da vida humana em suas relações com o mundo social, natural e cultural em que vivemos, e tais conhecimentos são ferramentas fundamentais para aqueles que se preocupam com a educação ética das novas gerações. Entender o funcionamento psicológico do ser humano e como cada pessoa se relaciona consigo mesma e com o mundo à sua volta pode ajudar na construção de procedimentos e estratégias educativas mais "eficientes" no sentido de permitir a construção efetiva de valores éticos desejáveis por uma sociedade que almeja promover o desenvolvimento humano calcado na justiça social, a igualdade, a equidade e a felicidade para cada um e todos os seres humanos. Este é o ponto de partida para a proposição de procedimentos e estratégias que promovam uma educação em valores de ética, de democracia e de cidadania”.
Prof. Dr. Ulisses F. Araújo, Universidade de São Paulo.
O que são e como são construídos os valores?
O processo psicológico de construção dos valores, uma grande questão que cerca esse tema é sobre como cada ser humano lida com determinados valores e não de outros. Para exemplificar, por que algumas pessoas são violentas e outras não; por que algumas pessoas vivem para servir aos demais e outras são egocêntricas e só agem em seu próprio interesse.
Entender como se dão esses processos constitutivos da natureza humana é uma meta da psicologia que pode influenciar na elaboração de modelos educativos mais adequados à realidade psicológica dos seres humanos e aos objetivos da sociedade de hoje.
Porque ocupa cada Homem posições sociais diferentes? As sociedades organizam-se todas do mesmo modo? Conseguirá o Homem viver sem hierarquização?
Necessário para a construção do Social:
O INDIVÍDUO
O SUJEITO
A