O que é comunicação
A comunicação está presente no estádio de futebol, na câmara dos deputados, na feira livre e na reunião familiar, ou seja, o texto começa mostrando o meio ambiente social da comunicação. E como ela está em cada símbolo, como é essencial, como serve para a comercialização, na mostra do preço dos produtos.
Isso quer nos dizer que a comunicação não existe por si própria, necessita da sociedade e assim formam uma coisa só, totalmente interligadas.
É através da comunicação que nos é transmitido os nossos próprios padrões de vida, aprendemos assim a sermos membros de nossa sociedade. Adquirimos cultura, modos de pensar, ser, agir, crenças, valores, hábitos, tudo isso antes mesmo de sermos escolarizados. E cada indivíduo recebe isto por meio da comunicação diária com seus pais, irmãos, amigos, em casa, na rua, lojas, ou seja, no seu dia-a-dia. Mostramos comunicação através de nossos atos diários, que por sinal são muitos. Muitas vezes não damos importância a um simples “bom dia”, porém, só quem perde, percebe o quanto isso é essencial para nós seres humanos.
Os meios de comunicação estão cada vez mais presentes em nossas vidas e influenciando as nossas relações. O poder de mexer com os nossos sentimentos, nos oferecer “companhia”, serem usados como uma compensação relaxante para o nosso “stress” e até mesmo mudar os nossos hábitos. Porém, engana-se quem pensa que este é o maior representante de nossa comunicação. A maior e mais destacada é a que acontece na vida familiar e isto está cada vez mais em ascensão, pois o homem está reaprendendo a comunicação pessoa a pessoa.
Não se sabe ao certo a origem da comunicação humana, há especulações, porém nada certo. Independente de qual seja a origem a história nos mostra que de alguma maneira encontramos a forma de associar um determinado som ou gesto a um certo objeto ou ação. Com isso nasceram os signos, “isto é, qualquer coisa que faz referência a outra coisa ou idéia, e a significação, que consiste