O que é ciência
O conhecimento fornecido pela ciência distingue-se por um grau de certeza alto, alcançando uma posição elevada com relação aos demais tipos de conhecimento, como por exemplo, o do homem comum. Essas Teorias, métodos, técnicas, produtos, contam com aprovação quando considerados científicos.
Por meio da observação e experimentação do método científico pode-se perceber possibilidade não só compreender o mundo que nos cerca, mas também a nós mesmos, isso de forma a conduzir o desenvolvimento de novas tecnologias e, assim, melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Nesse sentido, embora não exista por si só e sim como uma produção humana, a ciência é a ferramenta mais indispensável à manutenção do progresso, ou seja, a ciência produz modelos úteis sobre o universo natural os quais nos permitem obter resultado compatível com a teoria e construir equipamentos de apoio cada vez mais úteis.
O que incentiva o homem em direção à ciência é a necessidade de compreender as relações existentes por trás das aparências sensíveis dos objetos, fatos ou fenômenos, captadas pela percepção sensorial e analisadas de forma superficial, subjetiva e críticas adquiridas pelo homem a partir de experiências. O homem quer ir além de ver a realidade imediatamente percebida e descobrir os princípios explicativos que servem de base para a compreensão da organização, classificação e ordenação da natureza em que está inserido.
A ciência é uma ferramenta útil, é uma forma crescente de entendimento que nos permite identificar mais eficazmente com o meio ao nosso redor e nos consente decidir sobre a melhor forma de adaptarmos e evoluirmos como uma sociedade unida, contudo independentemente.
Referências:
BUNGE, Mário. Dicionário de filosofia;