o que é biologia?
Disciplina: PORTUGUÊS
Professora: Ângela B. Tortato de Souza
Série: 2º
Turma:
Trimestre: 1º
Ensino Médio
Nota:
( 1ª )AVALIAÇÃO
Data: 05 / 03 / 2010
Aluno (a):
(Obs.Não será aceito o uso de corretivo, nem rasuras.Erros ortográficos e falta de pontuação também serão descontados.) IDEIAS CONTAMINADAS
Pesquisadores da Universidade de Detroit, nos EUA, fizeram uma descoberta que pode mudar o tratamento do mal de Alzheimer, doença que destrói as células nervosas e mergulha os portadores em confusão mental. O estudo analisou os cérebros de 19 pessoas que morreram com a doença. Dezessete deles apresentavam a bactéria Chlamydia pneumoniae, que provoca tosse e resfriado. A análise também foi feita nos cérebros de outras 19 pessoas que não sofriam da doença. Detectou-se o micróbio em apenas um deles. Os médicos avaliam que a Chlamydia pode contribuir para o desenvolvimento do mal,mas descartam a possibilidade de que, sozinha, cause a doença.
(“Veja”, 2008)
1) Lendo-se o texto, percebe-se a sua tipologia, ou seja, estamos estudando um texto:
(0.5)
A) dissertativo / argumentativo.
B) informativo / não literário.
C) conotativo / não literário.
D) jornalístico / literário.
E) narrativo / literário.
Textos para as questões 2 e 3:
Texto I
É praticamente impossível imaginarmos nossas vidas sem o plástico. Ele está presente em embalagens de alimentos, bebidas e remédios, além de eletrodomésticos, automóveis, etc. Esse uso ocorre devido à sua atoxicidade e à inércia, isto é: quando em contato com outras substâncias, o plástico não as contamina; ao contrário, protege o produto embalado. Outras duas grandes vantagens garantem o uso dos plásticos em larga escala: são leves, quase não alteram o peso do material embalado, e são 100% recicláveis, fato que, infelizmente, não é aproveitado, visto que, em todo o mundo, a percentagem de plástico reciclado, quando comparado ao total produzido, ainda é irrelevante.