o que é arquitetura
RESUMO
Nascido em 1925, Carlos Alberto Cerqueira Lemos, Forma-se em arquitetura no Mackenzie em 1950. É professor titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, membro do comitê brasileiro do International Council of Monuments and Sites do Comitê Brasileiro de História da Arte. Participa da equipe projeto do Ibirapuera, e dirige seu escritório. Publica diversos trabalhos sobre arquitetura brasileira, como Dicionário da Arquitetura Brasileira; Alvenaria Burguesa: breve história da arquitetura residencial de tijolos em São Paulo, entre outros. Escrito em apenas oitenta e cinco páginas o livro. O que é Arquitetura, é escrito em uma espécie de linha do tempo, retratando a historia da arquitetura resumidamente.
A construção bela
“A beleza é cogitação da estética, disciplina que, naturalmente, não é exclusiva da arquitetura e sim das artes em geral, e nesses caminhos e descaminhos do belo iremos nos perder tentando explicar o papel da arquitetura em nossa vida” (p.9).
“[...] A arquitetura, boa ou má, não se define pelo ornato oposto à construção e não nos esqueçamos de que todas as casas rurais da época tinham praticamente a mesma planta, com variações irrelevante, e eram construídas segundo a mesma técnica, a taipa[...]” (p.13).
“[...] Racionalismo tecnicista [...] no modernismo, chega mesmo a um certo radicalismo por parte de alguns profissionais plenamente convictos de que a beleza somente pode emanar das corretas fórmulas matemáticas, regentes do uso apropriado dos materiais de construção” (p.18).
Para o Autor, é difícil imaginar construções levantadas sem um desejo de se fazer algo belo dentro de uma estética, rudimentar. As pessoas de certa forma procuram achar um vínculo entre a arquitetura e a beleza, então arquitetura seria a providência de uma construção bela.
A arquitetura ao longo do tempo
“A arquitetura e todas as artes manuais implicam numa