O QUE S O C IBRAS
As câimbra ou cãibra, são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo ou de um grupo de muscular. Elas acometem apenas a musculatura estriada e afetam principalmente os músculos posteriores da perna. Uma cãibra pode começar durante a atividade física, no repouso e até durante o sono.
É mais comum uma cãibra começar após uma contração muscular intensa com consequente encurtamento do músculo que está sofrendo o processo. As cãibras estão associadas a uma série de condições não relacionadas com o esporte ou exercício. A falta de condicionamento físico e a fadiga também podem ser responsáveis pelas cãibras e outras lesões musculares.
2. CAUSAS DAS CÂIMBRAS-
Acredita-se que a causa básica da câimbra seja uma hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos. Esta alteração nos nervos pode ser provocada por:
– Atividade física vigorosa
– Desidratação
– depleção de cálcio e magnésio.
– Gravidez
– Fratura óssea
– Alterações metabólicas como diabetes, hipotireoidismo, alcoolismoe hipoglicemia.
– Doenças neurológicas
– Insuficiência venosa e varizes nas pernas
– Longos períodos de inatividade (ficar sentado em posição inadequada, por exemplo)
– Deficiência de vitamina B1, B5 e B6
– Anemia.
Alterações dos níveis de cálcio ou magnésio são causas mais importantes e comuns de câimbras do que falta de potássio.
3. PREVENÇÃO
Câimbras não têm cura, mas alguns cuidados simples podem prevenir a repetição das crises:
Boa hidratação
Tome bastante líquido durante o dia, especialmente antes de praticar exercícios vigorosos. Bem hidratados, os músculos se contraem e relaxam com mais facilidade.
Exercícios de alongamento
O alongamento deve ser feito antes e depois de qualquer exercício mais prolongado. Se as câimbras ocorrerem mais à noite, faça os alongamentos antes de deitar-se.
Alimentação balanceada
Inclua frutas e verduras na sua dieta habitual. Esses alimentos são ricos em vitaminas e sais minerais, nutrientes importantes para o funcionamento