O Que O Manual Da Marca
O manual da marca, ou manual de identidade visual é uma coleção de elementos e uma descrição detalhada da marca. Ele contém todos os elementos gráficos que representam a empresa, produto ou serviço.
Assim, nesse manual, você vai encontrar especificações de formatos, padrões de fonte, cores, tamanhos e outras regras que são impostas à identidade visual. Por esse motivo, o manual serve para que a marca seja utilizada corretamente, dentro de seus padrões.
Vantagens de ter um manual da marca
Como acabamos de comentar, o manual especifica a aplicação correta do logotipo, além do que não pode ser feito com ele. Isso facilita para que a empresa realize alterações na marca, como escala cromática e aplicações de fundo.
Outra praticidade que o manual oferece é a de evitar possíveis erros de impressão ou aplicação, por exemplo, o que economiza tempo e dinheiro para todas as partes envolvidas na campanha.
Elementos do manual
Os itens que listaremos abaixo são os padrões e os mais usados, mas que podem ser diferentes entre os manuais, pois alguns terão mais elementos e aplicações, outros menos.
Marca: Em primeiro lugar, a aplicação da marca é apresentada, bem como sua explicação, além de versões na horizontal e vertical, sendo a primeira a versão que deve ter a preferência.
Tipografia: Esta parte mostra que família tipográfica foi usada na marca. Aqui você vai encontrar o nome da fonte escolhida e a aplicação dela em todas as letras do alfabeto e todos os números e símbolos. Se houver mais de uma fonte, a principal deve aparecer primeiro.
Escala de cores: Aqui são mostradas as cores institucionais, suas padronizações específicas, critérios básicos de aplicação (RGB, CMKY e Pantone), e, ao lado de cada exemplo, a numeração de cada cor.
Limites de redução: Todo logotipo possui um limite máximo de redução para que sua leitura seja possível. Para isso, é definido o limite de redução em centímetros ou milímetros.
Malha construtiva: Para aplicações