O Que A Imunologia
Essa área da biologia estuda os processos e as células que participam da defesa do nosso corpo, contra algum microrganismo causador de doença por exemplo.
Iniciaremos a aula definindo alguns termos importantes para o estudo da imunologia.
Definições importantes:
Antígeno: é um agente ou corpo estranho presente de modo indesejável em um organismo humano.
Ex: O vírus da AIDS, a bactéria causadora de Hanseníase, protozoários causadores de doenças, órgãos transplantados entre pessoas diferentes, tecidos transplantados entre pessoas diferentes e outros diversos fatores que podem ativar a imunidade de uma pessoa.
Anticorpos: Proteínas produzidas pelos Linfócitos B que se ligam aos antígenos, tentando anular sua função maléfica no corpo do hospedeiro.
O sistema imune é composto por células especializadas na defesa do organismo chamadas Leucócitos ou glóbulos brancos. Essas células iniciam sua produção na medula óssea vermelha e algumas delas terminam sua maturação nos órgãos linfóides, ou simplesmente linfonodos. As tonsilas palatinas, vulgarmente chamadas de amígdalas, são órgãos de maturação de células de defesa, ficando inchados e doloridos quando alguma pessoa adoece.
A variação da produção dessas células depende da presença ou não de um antígeno no corpo de uma pessoa.
Exemplo: Se uma pessoa estiver no seu estado de saúde plena, os níveis de leucócitos se manterão baixos. Caso uma pessoa fique doente, os níveis de produção e sanguíneo dos leucócitos serão elevados.
Existem vários processos de imunização que podem ser feitos em uma pessoa, esses processos podem ser naturais ou induzidos como é o caso da Vacina. Vamos agora conhecer algumas importantes classificações:
Imunização Ativa Natural: Ocorre quando um indivíduo contrai uma doença e se torna imunizado em relação a ela.
Exemplo: Catapora.
Imunização Ativa Artificial: Ocorre quando uma vacina é dada para um organismo, de modo que isso gere uma memória imunológica. Uma medida