o que tese e para que serve?
Observa-se que a Tese é um trabalho, que surge através de um raciocínio científico. De acordo a Eco (2000) a tese é um trabalho datilografado, possuindo uma expansão que pode variar de cem a quatrocentas laudas, onde a mesma é feita por um estudante que se delimita na elaboração da mesma, por meio de sua linha de pesquisa, de acordo a área da qual pretende se formar.
Dessa forma, a tese passa por uma banca examinadora, onde não permanece exposta apenas para quem a produziu ou para o orientador, mas passa a ser vista por outros examinadores, da qual no final da apresentação da tese dar o veredicto da banca. A tese pode ter varias formas, existem aquelas que são impostas na universidade para completar a realização acadêmica do estudante, fazendo do mesmo procurar a todo custo se deter na realização da tese para conseguir seu diploma, porém há aqueles que se empenha nessa pesquisa. Existe também a tese que traz um aperfeiçoamento e especialização maior, fazendo do estudante seguir na pesquisa, tornando o mesmo pesquisador.
O autor Eco apresenta em seu texto a distinção entre tese de pesquisa e tese de compilação, onde a primeira é um trabalho original, com um resultado de avanço nos estudos de determinada área que o estudante se delimita. Já a tese de compilação o estudante passa a expor criticamente de modo claro, o que conseguiu fazer através de uma assimilação literária. Nota-se que tanto uma como a outra tem o seu mérito, trazendo uma importância, desde que feita de qualidade.
Devemos ter em mente que uma tese é um trabalho, que por razões ocasionais, se dirige ao examinador, mas presume que possa ser lida e consultada, de fato, por muitas outras pessoas. Diante disso, fica visível que a partir do momento que a tese é feita e dado seu veredito, a mesma já não pertence mais a quem produziu. Por isso a tese tem uma importância e serve para todos da qual necessitar.
A tese pode ter sua utilidade tanto para o estudante