O que são Raios
Os raios são descargas atmosféricas em forma de faíscas. Eles acontecem em todas as regiões.
Normalmente eles vêm acompanhados da chuva.
Podemos dizer que ele é uma eletricidade natural. Apesar do perigo, quando eles acontecem, podemos observar um belo fenômeno.
O raio tem duas classificações:
Trovão: é um som consequente do ar aquecido pelo raio.
Relâmpago: é o clarão do raio.
Muitas vezes os raios acontecem pelo fato das nuvens estarem eletricamente carregadas. É como se existisse uma bateria com um pólo ligado na nuvem e o outro na terra.
Muitas vezes os raios podem causar curtos-circuitos. Um raio fraco apresenta uma corrente de aproximadamente 2.000A, um médio apresenta aproximadamente 30.000A e os mais fortes
100.000A.
Normalmente um raio dura menos de 2 segundos.
As tempestades são violentas manifestações da atmosfera,acompanhadas de chuva,ventos fortes e ate granizo. Uma tempestade nasce da formação de nuvens do tipo Cumulonimbus.
Em primeiro lugar as nuvens são formadas pro uma parcela de ar mais quente que esta junto a superfície sobe na atmosfera, quando essa massa de ar ascendente atinge o nível de condensação, o vapor da água passa para o estado líquido formando as nuvens.
O segundo estágio de uma nuvem de tempestade é o estagio maduro, nesta faze no interior da nuvem a movimento de ar ascendente e no exterior movimento de ar descendente. Isso acontece porque a temperatura no interior da nuvem e maior que a temperatura do lado de fora dela, essa variação causa uma diferença de densidade do ar e gera as fortes correntes convectivas no interior da nuvem.
As gotículas dentro da nuvem devido as correntes ascendentes e descendentes colidem uma com as outras formando uma gota maior e assim por diante. Esse processo é chamado de coalescência. Após milhares de colisões as gotas estão com um tamanho suficiente para começar uma chuva, neste momento as correntes