O que são movimentos sociais
2. OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL No Brasil, depois de mais de vinte anos de um regime militar que desarticulou a organização populardo início da década de sessenta, principalmente o forte movimento camponês do nordeste, se formaram novamento movimentos sociais de grande repercussão.
O Brasil possui 600 milhões de hectares de terra cultiváveis. Entretanto, 2% de proprietários rurais são donos de 48% das terras agriculturáveis. Há latifúndios com extensão superiorao território de paísescomo a Holanda e a Bélgica. Um terço da população brasileira vive abaixo da linha de pobreza, com renda mensal inferiro a 120 reais. Um oitavo do povo vive abaixo da linha da indigência, com renda mensalinferiro a 60 reais. Grande parte destes excluídos foram expulsos do campo por forçados latifundios que ampliam sues domínios, por juros bancários extorsivos, barragens construídas expropriando minifúndios etc.
3. A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 Inicialmente, convém ressaltar os objetivos fundamentais brasileiros. O art. 3 da Constituição enumera a construção de uma sociedade justa e solidária, o desenvolvimento nacional, a eliminação de desigualdades regionais e sociais