O que são Antivírus
Antivírus são programas desenvolvidos por empresas de segurança, com o objetivo de detectar e eliminar vírus encontrados no computador. Existe uma grande variedade de produtos com esse intuito no mercado, sendo recomendado utilizar apenas um antivírus gratuito ou apenas um pago. A diferença está nas camadas a mais de proteção que a versão paga oferece, além do suporte técnico realizado pela equipe especializada Os antivírus possuem uma base de dados contendo as assinaturas dos vírus de que podem eliminar. Desta forma, somente após a atualização do seu banco de dados, os vírus recém-descobertos podem ser detectados.
Para que serve e como funciona?
O Antivírus tenta evitar as principais formas de ataque ao computador.
As consequências podem ser muito graves para nós tanto a nível pessoal como a nível profissional, a nível pessoal porque uma pessoa pode criar um vírus para adquirir informações confidenciais sobre a pessoa. A nível profissional um vírus pode apagar todos os nossos objetivos de trabalho.
Funciona da seguinte maneira:
Procura emails que recebemos no computador e procura o vírus para remover. Monitoriza os ficheiros de computador à medida que vão sendo abertos ou criados para garantir que não estão infectados.
Inspeciona periodicamente todo o computador para verificar se existem ficheiros corrompidos e depois remove os vírus existentes.
A evolução dos vírus e antivírus
Alguns dados estatísticos sobre vírus conhecidos:
• Até 1990 – 80 vírus conhecidos.
• Até 1995 – 5.000 vírus conhecidos.
• Até 1999 – 20.500 vírus conhecidos.
• Até 2000 – 49.000 vírus conhecidos.
• Até 2001 – 58.000 vírus conhecidos.
• Até 2005 – 72.010 vírus conhecidos aproximadamente.
• Até 2007 – Mais de 150.000 vírus conhecidos aproximadamente
Com isso percebe-se que com o passar dos anos os Antivírus foram se desenvolvendo de forma a descobrir bloquear mais vírus, porém percebe-se também que o número de vírus aumentou e é necessário que cada vez mais se