o que significa mudar???
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Atividades Práticas Supervisionadas
Formação Social, Econômica e Política do Brasil – 2º Semestre
Profª.
São José do Rio Preto – SP Setembro de 2013
Viagem à sociedade escravagista
Com a chegada da Família Real ao Brasil, à Corte Portuguesa viu a necessidade da cultura europeia, sendo que até então a população no Brasil era na maioria índios e negros e predominava esta cultura. No Brasil atuava junto a Corte Portuguesa, logo na chegada dele ao Brasil coincidiu com a morte da então Rainha de Portugal, D.Maria I. O pintor foi incumbido em retratar o funeral da Rainha.
Funeral da Rainha D.Maria I
Através de suas obras Debret, procurou registrar, com minuciosos detalhes e cuidados, a formação do Brasil, principalmente no sentido cultural, do povo e nação. Registrando o cotidiano. Durante o período em que esteve aqui (1816-1831), Debret guardou na memória e por escrito informações e observações, fez desenhos e esboços que foram utilizados na elaboração de sua Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil.
Na Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil, Debret traz a representação não somente de batalhas e fatos importantes e feitos grandiosos, representa cenas e características do cotidiano e da sociedade brasileira, cultura, costumes e crenças. A partir do século XIX, a presença do negro na pintura passa a ser a de personagem ativo, sujeito da cena em que é representada a sociedade a maioria das vezes, o negro é a figura principal nas estampas de Debret, ou se encontra entre os elementos principais da cena representada.
Porão do navio escravo
Ele ilustra um terrivel cenário povoado de escravos. Como negros no porão do navio, onde em situações precarias e desumanas vinham para o Brasil para serem vendidos como escravos.